As ferramentas low-code de desenvolvimento de sites e aplicativos estão cada vez mais em ascensão e no momento ainda não é possível saber qu...
As ferramentas low-code de desenvolvimento de sites e aplicativos estão cada vez mais em ascensão e no momento ainda não é possível saber qual será a ferramenta mais dominante no mercado futuramente. Provavelmente as soluções open-source prevalecerão porém, apesar de já haver plataformas bem consolidadas no mercado, ainda estamos em uma fase inicial de investimentos e por isso as soluções proprietárias, que recebem mais capital financeiro, são mais relevantes no momento.
Este post seleciona principalmente os conteúdos classificados como "landscape of", "ecosystem of" e "map of". Estes são temos comuns no inglês para agregados de tecnologias de diversos setores.
1. A nossa
Claro que listaremos a nossa como a primeira. Mas mesmo que não confie na isenção de opinião, pode seguir a listagem a partir do 2º tópico. De qualquer forma, esta seleção foi baseada em todas as seguintes. Ela se destaca por ser a única a evidenciar a arquitetura das soluções
2. "Open source tools" – Richard Osborne (Digital Bricks)
Acesse aqui.
3. "Guia da Comunidade Sem Codar" – Renato Asse
Acesse aqui. Esta é a seleção de ferramentas menos abrangente, porém a classificamos como a melhor delas pois seleciona apenas as melhores ferramentas. Além disso, ela não é somente um subconjunto das seleções mais abrangentes que listaremos a seguir, pois contém plataformas que estão exclusivamente nesta seleção. Este agregado de soluções é feito por uma comunidade brasileira de desenvolvedores low-code liderada pelo Renato Asse. Ele é um dos maiores evangelistas do low-code no Brasil, senão o maior. Mesmo estando em português, onde os conteúdos de desenvolvimento de software são mais restritos, a qualidade deste material ultrapassa qualquer conteúdo em inglês. Este é um dos motivos que torna o Brasil tão relevante mundialmente no low-code (veja "O low-code no Brasil").
Dinâmico Filtro de recursos
4. "O futuro do no-code na Rússia" – Vyacheslav Grimalsky
Acesse aqui.
5. "The no-code landscape" – Baserow
Acesse aqui o post e aqui a planilha completa. Esta seleção é feita pela equipe de uma das ferramentas listadas no próprio landscape, o que pode inicialmente não parecer isento e parecer favorecer a própria ferramenta. Mas à medida que vai aprendendo as soluções desta e de outras seleções, se percebe a qualidade dela. De todas as seleções esta se destaca pela organização e classificação das plataformas. Além disso, ela também contém soluções de extrema relevância e capacidade técnica que estão listadas exclusivamente nela.
6. App builder for X
Acesse aqui.
7. "Technology Architecture of the Future" – Navin Pareek
Acesse aqui.
8. "The Rise of Open Source Challengers" – Rajko Radovanović
Acesse aqui.
9. Outros
- Investing in Low Code No Code Development Platforms – Madrona
- The Rapidly Expanding No-Code Landscape – Vivek Goel
- No-Code - Unleashing Creativity on the Internet – Thibault Bernard
- The Toolstack for Mobile Apps Builders – Alexandre Dewez
- Ranking Low-code Development Platforms – Gradient Flow
- Taking Low-Code and No-Code Development to the Next Level – Gradient Flow
- Low Code No Code, Part I: Use Cases and Landscape – Kevin Xu
- Comparison of the best no-code app builders – Zeroqode
- Airtable list
- No code | Low code | Pro Code – AXEO
- Characteristics and Challenges of Low-Code Development: The Practitioners’ Perspective
- No Code Tools – Startup Tools